quarta-feira, 8 de novembro de 2017


Bordado banda Iron Maiden - Desenho por camadas #5

 


 



Olá pessoal!


Aqui estamos com mais uma matriz feita com a técnica de sobreposição de camadas. No entanto o maior destaque desse desenho não é a sobreposição dos objetos, mas do ponto corrido sobre esses objetos, e o íncrível nível de detalhamento que ele promove.

Se vocês observarem de perto a imagem verão que não apenas o contorno, mas também detalhes (entre eles luz e sombra) são feitos com ponto corrido; Isso é possível colocando linhas paralelas bem próximas; De longe elas dão a impressão se serem um objeto só de preenchimento. Um exemplo bem interessante é esse sombreamento do abdômen do personagem. E assim como ele, outros detalhes do corpo são feitos com linhas paralelas de ponto corrido que de longe dão a impressão de serem um só objeto.  

Esse recurso é muito útil quando precisamos fazer detalhes nos desenhos e esses detalhes - por serem muito pequenos - não bordam direitinho com ponto cheio. A saída então é usar o ponto corrido (que não passa de uma linha simples) para fazer uma simulação do objeto, que de longe fica bem convincente, como vemos na imagem. Isso ocorre porque o modo como vemos as coisas é sempre em conjunto e não separadamente. Algo semelhante ocorre na leitura: ninguém lê letra por letra, mas sim palavra por palavra; da mesma forma ninguém vê linha por linha separadamente, mas sim as figuras formadas por conjuntos de linhas próximos. Graças a essa característica da visão humana é que se pode usar esse recurso no desenho.

Se tirarmos o ponto corrido dessa matriz o que ficaria seria isso:





Percebam a riqueza de detalhes que o ponto corrido proporciona. Todo o detalhamento da figura é feito em ponto corrido, que foi disposto em linhas paralelas para simular partes do corpo, detalhes dos objetos e mesmo efeitos de luz e sombra. 

Não deixa de ser sobreposição, pois o ponto corrido está posto sobre os objetos de ponto cheio que formam o fundo, mas é uma sobreposição feita com ponto corrido, que geralmente só é usado  para fazer contornos, e como vimos, vocês podem usá-lo pra mais que isso com resultados altamente expressivos.

Por hoje é só, semana que vem traremos mais conteúdo pra vocês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário