terça-feira, 19 de dezembro de 2017


Bordado banda Iron Maiden - Desenho por camadas #7


Olá pessoal,



Estamos de volta  com mais uma matriz da série Desenho por camadas para apresentar a vocês, e nessa ocasião gostaríamos de destacar algo que ainda não foi falado: a sobreposição e junção de objetos da mesma cor.

Temos nessa matriz alguns pontos onde objetos da mesma cor se sobrepõem, como vocês podem ver nos pontos marcados abaixo:





Nesses lugares específicos objetos que deveriam ser desenhados separadamente e sobrepostos estão juntos em um objeto só, e os contornos é que fazem a distinção e dão a forma. Isso acontece porque não há necessidade de criar essas partes separadamente, pois o contorno que vai se sobrepor a elas define suas formas; então na hora de fazer objetos assim o programador deve olhar para os dois objetos que se encontram como se fossem um só e desenhar um objeto apenas que contenha as formas dos dois juntos. Daí na hora de contornar é que se define os limites de cada um.


Mais uma vez é preciso pensar o desenho em camadas, só que dessa vez a sobreposição é apenas visual, ela não acontece de verdade, mas sim uma junção dos dois objetos que depois são "separados" pelos contornos.


Então o que aprendemos nessa matriz?

Além das técnicas de sobreposição mostradas até aqui, nós juntamos objetos que se sobrepõem como uma só peça para depois separá-los usando os contornos.


E por que fazemos isso?


Porque é mais rápido e fácil, ao criar objetos que se sobrepõem, fazê-los como um só e depois separá-los com o contorno.


Lembrando que: Essa junção só é possível se os objetos sobrepostos forem da mesma linha. Se eles forem de linhas diferentes a sobreposição deve ser aquela padrão, que faz parte da construção de qualquer bordado desse tipo, e que nessa matriz também acontece (como por exemplo nas áreas onde os cabelos encontram os rostos dos personagens), onde a regra que vale é sobrepor as bordas dos objetos em alguns milímetros, para evitar que ao bordar apareçam falhas entre eles pelo encolhimento natural da linha na hora que borda. Pois logicamente objetos de cores diferentes não podem ser juntados em um só e manterem suas cores, é impossível. Este é um recurso exclusivo para sobreposições de objetos da mesma linha.


Semana que vem estaremos de volta com nossa última postagem do ano e também dessa série pessoal! Desejamos um Feliz Natal a todos vocês! Muita paz e amor nos corações de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário