quarta-feira, 27 de dezembro de 2017




Bordado banda Iron Maiden - Desenho por camadas #8



Olá pessoal,


Essa é nossa última postagem de 2017 e também a última parte da série Desenho por camadas. Essa é uma matriz com um nível alto de detalhamento, e embora não fuja do padrão que vimos até agora ela o leva ao extremo pela grande quantidade de objetos que compõem cada cor.
Vejam como se dá a sobreposição das camadas:



Percebam que o grande número de detalhes na figura implica em um grande número de objetos componentes na matriz. Observando a figura você deve criar os objetos de cada cor separando-os de acordo com isso em grupos que sobrepostos formam a imagem toda. Não é em nada diferente do que já vimos até agora, porém vai demorar um pouco mais de tempo pra fazer por causa da complexidade; desenhar cada pedacinho pode levar um bom tempo mas numa matriz assim não dá pra simplificar, é preciso fazer nos mínimos detalhes, mesmo que pareça muito difícil de se fazer. O resultado final compensará o esforço.

Tenham cuidado com o espaçamento entre os pontos, pois se ele ficar muito apertado pode endurecer demais a matriz no tecido. Lembrar de vazar as partes sobrepostas também é obrigatório aqui; deixem apenas uma pequena área de contato nas bordas, para que não apareçam falhas entre os objetos sobrepostos. A regra quanto aos contornos de ponto corrido também vale, dá pra ver a diferença que eles fazem observando as figuras 6 e 7. Eles são sempre ou quase sempre a última linha.

Tudo se simplificará se vocês começarem a pensar a matriz em camadas; pensando assim uma matriz como essa fica menos complicada de se criar embora ainda complexa. Mas mesmo trabalhosa ela será mais bem executada se vocês souberem o que fazer a cada passo, ou seja, por qual camada começar, quais são intermediárias e qual por último. Esse desenho é um exemplo de como fazer isso, saber o sequenciamento das camadas evita se perder e ao mesmo tempo permite que vocês façam a matriz mais rapidamente.

Dependendo do nível de conhecimento em que cada um de vocês está, aconselho que não comecem já por matrizes desse nível de complexidade, mas que treinem criando matrizes simples, depois médias e então, quando estiverem acostumados com as ferramentas do wilcom, partam pra desenhos assim.  Matrizes como essa são para usuários experientes, mas é possível alcançar esse nível, com treino. Um bom domínio das ferramentas do programa e desenhar por camadas, conforme mostramos nessa série permitirá que vocês consigam excelentes resultados. Ah, um computador de boa configuração também ajuda muito. Invistam na suas máquinas, um pc com alta capacidade de processamento realmente faz a diferença no uso de programas gráficos como o wilcom.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham um fim de ano fantástico, e em 2018 continuaremos aqui trazendo conteúdo pra vocês! Feliz ano novo!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário